Torabras - Noticias

BLOG TORABRAS

Saiba como identificar o correto tratamento da madeira

Publicado em: 25 Abr 2023
Saiba como identificar o correto tratamento da madeira

A preservação de madeiras com o composto CCA-C (Cobre-Cromo-Arsênio tipo C) é uma prática muito utilizada em diversos setores da indústria madeireira, especialmente na construção civil e no agronegócio. No entanto, para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas construídas com essas madeiras, é fundamental que sejam cumpridas algumas diretrizes e seja realizado um controle de qualidade.

Nesse sentido, a norma brasileira NBR 9480 estabelece os requisitos e métodos de ensaio para a avaliação da eficiência da preservação de madeiras com CCA-C. Entre os aspectos avaliados estão a penetração e a retenção do composto na madeira, bem como sua eficácia contra organismos xilófagos. Tanto a penetração quanto a retenção do preservativo na madeira estão diretamente relacionados à umidade com que a madeira será submetida ao processo de imunização, portanto, é fundamental haver o controle de umidade da madeira antes deste processo. Para aferir a umidade da madeira é utilizado o medidor de umidade resistivo, este deve ser manuseado por profissional capacitado que o configure de acordo com as características da madeira.

 
Além disso, a norma também estabelece critérios para a seleção das madeiras a serem tratadas com CCA-C, bem como para o armazenamento e transporte dessas madeiras. Tudo isso contribui para garantir a qualidade e a eficiência do processo de preservação.

O controle de qualidade na preservação de madeiras com CCA-C é importante não apenas para garantir a durabilidade e segurança das estruturas construídas com essas madeiras, mas também para proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas envolvidas no processo de tratamento. A norma NBR 9480, desempenha um papel fundamental nesse sentido, estabelecendo critérios claros e objetivos para o controle de qualidade da preservação de madeiras com CCA-C, portanto para que o consumidor tenha ciência se a madeira que está adquirindo atende a esta NBR, o mesmo deve solicitar ao seu fornecedor de madeira tratada os resultados das análises laboratoriais de retenção destas.